sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ótimos Lugares Para Tirar Férias



Cada vez mais os Brasileiros estão conscientes desse beneficio em prol do nosso planeta. Passam, a saber, que tirar férias não significa agir de forma predatória. Temos nossas necessidades de diversão, embora haja restrição de cada conduta, mesmo que pareça insignificante. Exemplo disso seria pegar uma pedrinha para trazer como recordação. Parece bobo não é mesmo? Os guias turísticos não permitirem tal simplicidade, mas se todos que forem lá levarem uma pedrinha embora... O que seria da originalidade do local? Então pensou? O Ecoturismo também é uma forma de se conscientizar sobre o comportamento de cada um com o Meio Ambiente.

Fernando de Noronha

O Arquipélago de Fernando de Noronha, com seu rico ecossistema e uma beleza natural estonteante, sempre despertou a atenção de povos de todas as partes do planeta, interessados em conhecer de perto esse verdadeiro oásis, que parece perdido em meio à imensidão azul.

Mais informações



Ubatuba

Além das praias, Ubatuba reserva uma rica fauna e flora local. Poucos sabem que Ubatuba preserva em 89% de sua área territorial, a exuberante Mata Atlântica, onde no Brasil restam apenas 7% dessa riqueza natural.
A dica é contratar um guia ambiental e fazer trilhas dentro da mata ou então procurar o Centro de Informações que fica na Avenida Iperoig, em frente à praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade).

Outro foco é o artesanato que resgata a cultura dos nativos.

Site sobre Ecoturismo





Bonito/MS

Um dos destinos de Turismo Ecológico, mais procurado no Brasil. Este paraíso das águas no Centro Oeste do Brasil, na Serra da Bodoquena, abriga a maior extensão de florestas preservadas do MS e também possui o maior aquário natural de água doce do Brasil. As atrações vão da simples contemplação - que em Bonito ganha um novo sentido - a mais pura adrenalina, especialmente concebida para os adeptos dos esportes radicais.
As opções de diversão e aventura são diversas: trekking, banhos de cachoeiras, grutas de águas cristalinas, como a belíssima Gruta do Lago Azul, flutuação nas correntezas de rios como Sucuri, da Prata e Formoso, rafting, mergulho autônomo (com cilindros de oxigênio), trilhas de bike e rapel.
A busca por um turismo sustentável e por uma educação da população quanto à importância da preservação fazem de Bonito um exemplo para o turismo ecológico. Sua natureza exuberante faz com que Bonito mereça o nome que tem. Venha conhecer esta excitante aventura.




Chapada Diamantina - Bahia

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtaseentre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço.


Mais informações


Chapada dos Veadeiros – Goias

Localizado no Estado de Goiás, a 250 Km de Brasília e 500 Km de Goiânia, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros pertence a uma das mais belas maravilhas encontradas no coração do Brasil. Área de beleza inigualável, apresenta suas peculiaridades tanto no período de seca, como no de chuvas, atraindo as pessoas pelo misticismo e ecoturismo, pois é famosa pela energia espantosa que envolve a região, além das diversas cachoeiras, trilhas e paisagens inesquecíveis.


Mais informações





Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável.

Mais informações



Itacaré – BA

A 65 Km de Ilhéus, esta situada Itacaré, um pedaço do Paraíso dentro da Mata Atântica Bahiana. Lindas Praias, trilhas, Cachoeiras e Esportes Aventura. Para quem gosta de sol, mar, praias virgens, rios e cachoeiras, Itacaré é o lugar ideal. Situado entre o mar e a Mata Atlântica, possui além das belezas naturais, um povo alegre e hospitaleiro e que joga capoeira como poucos outros! Seu litoral é repleto de praias belíssimas, muitas delas tão pequenas que nem aparecem em mapas ou em guias de viagem. As praias de Itacaré atraem muitos surfistas, em função das ondas fortes e das águas quentes o ano inteiro, inclusive no inverno. A região possui também rios e cachoeiras que valem a pena ser visitados.

Mais informações

Jalapão/TO

Localizado no leste de Tocantins, o Jalapão é um verdadeiro oásis perdido no meio do cerrado. Seu nome se origina de uma planta muito comum da região: a erva jalapa-do-brasil. O grande atrativo e a melhor maneira de conhecer o Jalapão é fazendo o rafting no Rio Novo, que corta boa parte da região. Existem inúmeras atrações naturais como a Cachoeira da Formiga, as dunas de até 40 m e o Fervedouro, um poço de águas borbulhantes. Para conhecer essa região inóspita é preciso ter espírito aventureiro, pois o Jalapão, além de ter uma das densidades demográficas mais baixas do país, não possui quase infra-estrutura para os turistas. Um prato cheio para quem está atrás de grandes emoções. O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix do Jalapão, Novo Acordo , Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe e que passou a condição de parque estadual a partir de 2001.

Mais informações






quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Imagens Marvilhosas

Aguardem! Logo darei dicas de férias em locais ecológicos.
Enquanto isso... Curtam esse vídeo que é lindo.





Mais imagens belíssimas

domingo, 2 de novembro de 2008

Ministério do Meio Ambiente lança Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção


O Ministério do Meio Ambiente lançará nesta terça-feira (4), às 10h, no auditório do Edifício Marie Prendi Cruz (505 Norte, em Brasília), o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Uma publicação elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas que, pela primeira vez, traz um amplo conjunto de informações das espécies presentes nas Listas Nacionais Oficiais de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.
O principal papel dos livros vermelhos é alertar os tomadores de decisão, profissionais da área de meio ambiente, conservacionistas, e a opinião pública em geral, sobre o risco crescente de extinção de espécies e suas conseqüências sobre o patrimônio genético do planeta. A elaboração de livros contendo as descrições das espécies consideradas sob ameaça de extinção (livros vermelhos), realizada com base em critérios científicos e consulta a especialistas, constitui uma ferramenta básica para a conservação e recuperação dessas espécies.

Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção