domingo, 4 de outubro de 2009

Consciência Ambiental

Na Revista Época desta semana vem um artigo revelando as melhores empresas que lutam contra o aquecimento global e de cara explicita que “nenhuma empresa quer salvar o mundo. Elas surgem para vender seus produtos e serviços e obter lucro para sobreviver e remunerar seus acionistas”.
Empresas e indústrias com o slogan afirmando contribuir com o meio ambiente investem por uma questão comercial, uma propaganda para comercializar seus produtos. Não é novidade para nós, gestores ambientais, que a questão ambiental é estratégia de marketing, no entanto, mesmo vindo com um fundo de interesse, não podemos ignorar as vantagens que proporciona ao planeta. Quando há consciência ambiental esses estabelecimentos usam procedimentos, normas e critérios referentes à geração, condicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos. Objetivando um controle da poluição e minimizando seus impactos ambientais.
Por ser uma reportagem citando as idéias das empresas premiadas, surgem as vantagens que obviamente o meio ambiente será beneficiado, tendo certeza que responderá numa melhor qualidade de vida.
Em escala menor, a coleta seletiva cria empregos através de cooperativas de bairro. Assim, iniciativas que procuram introduzir os materiais descartados no processo produtivo, como são o caso da coleta seletiva e a reciclagem devem ser valorizados como praticas de incentivo. Não é novidade que a reciclagem mantém o sustento de famílias, onde se sentem dignas por saberem que trazem benefícios ao meio ambiente, pois, agrega valor em diversas frentes: econômica, ecológica, logística, de imagem corporativa, entre outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto tanto de vir até aqui!
Mas tenho andado a fazer exames médicos e ñ me sinto muito bem.
Sei que me desculpará.
Boa Semana.
Beijo.
isa.