segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Unidade de Conservação Ambiental


As unidades de conservação são porções delimitadas do território nacional, especialmente protegidas por lei por conter elementos naturais de importância ecológica ou ambiental. Em geral, ao se definir uma área a ser protegida, são observadas suas características naturais e estabelecidos os principais objetivos de conservação e o grau de restrição à intervenção humana no ambiente.
Infelizmente, na prática todas essas considerações são ignoradas. Visto que em artigo publicado no Jornal Correio Popular deste domingo, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) vem ignorando sistematicamente a lei e deixando as unidades de conservação (UC) sem regras de ocupação, abrindo caminho para a devastação dos últimos remanescentes de Mata Atlântica existentes na região. Nenhuma das seis unidades de conservação da RMC tem plano de manejo, o que faz com que essas áreas especialmente protegidas por lei (por causa de seus elementos naturais de importância ambiental), fiquem sem regras. Sendo que preservar os ecossistemas e fazer um zoneamento adequado, evita as construções que podem afetar o meio ambiente.
A ausência de um plano de manejo sem respeito às Leis ambientais, forma um desequilíbrio que afeta a todos nós, principalmente com as enchentes que acontecem no mês de janeiro e que estamos acompanhando em noticiários. A falta de um planejamento urbano delimitando as áreas construídas complica a estabilização ecológica. O desmatamento sem estudo de área, implicando no fortalecimento do solo, é o maior motivo para tanto caos em temporada das chuvas.
Lembrando que somos parte deste planeta e destruí-lo, significa destruir a nós mesmo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sabe,gosto muito de aqui vir.
Fala de assuntos q.muito me interessam.A minha área é Literatura,História,Francês.
Mas tenho o cuidado de aprender,gosto de saber estas coisas e transmiti-las aos outros.
Beijo.
isa.

Carol disse...

Obrigada pela visitinha e comentário no meu blog.
Sempre que passo por aqui aprendo um pouquinho. Bjo e boa semana!

Anônimo disse...

Eu nao sei se tinha agradecido a visita ao Aboretto, e não custa agradecer novamente seu recadinho.
A imagem é bastante impactante, e diz muito sobre o que não queremos que aconteca com a Amazonia : a devastação...

edilane disse...

muito legal isso adorei beijosss boa noite;;

Anônimo disse...

Gostei muito daki... Estou cursando o 3º semestre da faculdade de Gestão Ambiental e uma das matérias é sobre Unidades de Conservação, e aqui me ajudou muito para ter uma noção do que seria. Mto bom.