segunda-feira, 23 de março de 2009

Dia Internacional da Água (22/03)


Ontem comemorou o Dia Internacional da Água, motivo de reflexão para a humanidade, já que mesmo falando da possibilidade de faltar água em um futuro próximo, ainda acontece muito desperdício em vários cantos do mundo.
O consumo diário médio de água por pessoa nos grandes centros urbanos brasileiros oscila entre 250 a 400 litros. O volume é mais que o dobro do considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU) fixado em 110 litros/dia.
Só cinco países no mundo apresentam um nível de consumo de água per capita previsto pela ONU: Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Hungria e Portugal. Os resultados alcançados por esses países são fruto da conjugação de tecnologia com informação, educação ambiental e re-educação da população adulta.

Solução para o desperdício

Um caminho a ser seguido pelo Brasil para reverter o alto nível de desperdício de água no país, poderia começar pelas crianças. Seria indicada a necessidade de que a disciplina de educação ambiental passe a fazer parte da grade curricular das escolas de ensino fundamental. Outra forma de reduzir o desperdício há uma série de dicas, como os banhos mais curtos, uma vez que o chuveiro responde por 46% do consumo de água dentro de uma casa, também ao fazer a limpeza de utensílios de cozinha, deve-se usar pouca água e muito sabão e bucha, lembrando que as torneiras e misturadores respondem por 14% do consumo domiciliar. Outra dica é escovar os dentes com a torneira fechada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ñ esqueci,Amiga.
Há muita coisa q. eu faço.
Mas é sempre bom lembrar!
Beijo.
isa.