sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente.



A meio a tantos desgastes, exploração e poluição, a data serve como um momento de reflexão sobre os impactos que o homem vem causando na natureza e as ações que podemos tomar para melhorar a nossa relação com a Terra.

A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Veja as programações em algumas cidades:

· Programação hoje em Campinas

1. Entre peças teatrais, exposição, palestra e caminhada, o show musical de Tatiana Rocha, marcado para as 14 horas na Estação Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Jardim Guanabara) e aberto ao público é um dos destaques.

2. Também como atividade de educação ambiental, as cooperativas de reciclagem Antonio da Costa Santos, no Jardim Satélite Íris, e Reciclamp, abrem suas portas para receber as comunidades das regiões onde estão situadas e explicar todo o processo de trabalho desenvolvidos por elas.

3. Integrantes da Defesa Civil promovem, na Unimed, palestra sobre Estiagem, com orientações sobre procedimentos e riscos. Crianças que estiverem em visita ao Bosque dos Jequitibás poderão participar da Tenda do Saber que, por meio de materiais auto-explicativos trará reflexões sobre o desmatamento e o tráfico de animais.

A programação completa da Semana pode ser acessada no banner Semeia Campinas 2009, no portal www.campinas.sp.gov.br .

· Programação em São Paulo

Várias atividades tentam conscientizar as pessoas da importância de preservar a natureza.

Neste sábado, dia 6, o viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, reforça sua vocação para semeador. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, lança a Campanha de Arborização Permanente, estimulando o paulistano a plantar e cuidar de suas árvores.

No local haverá também exibição de vídeos sobre a fauna silvestre paulistana, promovida pela Divisão de Fauna da Secretaria do Verde. As atividades começam a partir das 9h30 e o ponto de encontro é o galpão do viveiro.

Programação:
9h30 - apresentação do coral da Escola do Auditório

10h - lançamento da Campanha Permanente de Arborização e lançamento do livreto do Viveiro Manequinho Lopes

10h30 - início das visitas monitoradas 10h às 16h - Projeção de vídeos sobre a fauna silvestre "A Atuação da Divisão de Fauna" "Projeto Bugios - Reintrodução" Audiovisuais sobre aves da Cidade

(Sessões a cada hora)

Local: Viveiro Manequinho Lopes

Endereço: avenida IV Centenário, s/nº, Portão 7 A, no Parque Ibirapuera

Universidade Anhembi Morumbi

Entre os dias 1º e 5 de junho, a Diretoria de Responsabilidade Social realiza a Semana do Meio Ambiente, cuja programação contempla os campi Centro, Avenida Paulista e Vila Olímpia. Os objetivos das ações durante o período são sensibilizar e conscientizar os alunos e visitantes em geral sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação do planeta.

Além de palestras, está prevista uma mostra de vídeos. As exibições dos filmes ocorrem todos os dias da Semana do Meio ambiente, nos campi Vila Olímpia e Centro, das 8h às 22h. As obras apresentadas serão Naturalmente Bela Serra, Trilhas do olhar e Petar Natureza Paradisíaca, todos de Malouh Gualberto; Conheça o Vale do Ribeira, de Aparecido M. Lima; e Caminho Fractal, de Fernando Aznar.

A participação nas atividades é gratuita.

Semana do Meio Ambiente
Data:
1º a 5 de junho de 2009
Horários: manhã e noite
Locais: campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia), campus Centro (Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Brás) e campus Avenida Paulista (Avenida Paulista, 2.000 – Bela Vista)

· Programação em Jundiaí

O prefeito Miguel Haddad deverá aproveitar o evento para oficializar a “Ação Consorciada Pró Serra do Japi”, anunciado há cerca de um mês, com os demais municípios que detêm parte na serra. O consórcio tem como objetivo ampliar a preservação e a proteção do local por meio de ações conjuntas entre as cidades. As atividades prosseguem nos dias 5 e 6 com programação voltada às questões ambientais, como exposições, encenações e palestras.

AGENDA DO MEIO AMBIENTE

Paineiras Center

Distribuição de plantas: até sábado, Paineiras e Ong Mata Ciliar comemoraram a Semana do Meio Ambiente com distribuição de plantas nativas. Quiosque fornece informações sobre o trabalho da ong e vende produtos feitos com material reciclado. Endereço: avenida 9 de Julho, 1.155

Distribuição de mudas

Icon Diagnóstico por Imagem fará distribuição de mil mudas na quinta-feira, nos semáforos da cidade. Endereço: avenida 9 de Julho (8h), rua Pirapora (12h) e avenida Jundiaí (17h)

Senador Eduardo Suplicy

EE Bispo D. Gabriel Paulino Couto : quinta-feira, às 20h, a escola recebe o professor e arquiteto Jörg Spangenberg para apresentação sobre florestas urbanas. Amanhã, às 16h, é o encontro entre Ongs e ambientalistas que atuam no entorno da Serra do Japi. Suplicy participa e aborda o tema Meio Ambiente e Cidadania Endereço: rua do Retiro 680

Campo Limpo

Sarau Caminho Verde: quinta-feira, às 19h30, no Centro Cultural da Thyssenkrupp. No sábado, das 9h às 21h é a mostra fotográfica Serra dos Cristais - Gabor Nemes, com venda de artesanatos. Às 11h tem abraço simbólico no Rio Jundiaí; das 15h às 21h apresentações do Grupo de Dança Conviver, de roda de capoeira, maculelê, kung fu, teatro, grupo de maracatu, hip hop, Grupo de Sapateado do Espaço do Sapateado de Jundiaí, Grupo de Percussão da Thyssenkrupp Banda Maracabeça etc. Endereço: avenida Alfried Krupp, 1.025

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia!São 10h e 48m em Lisboa.
Ontem fui uma "menina feia" pq.ñ
postei nada sobre o Ambiente...
Que belo programa!
Beijo.
isa.

SALEROSA - ECOS DO JAPI disse...

Ola Nice!!!

PA RA BÉNS pra nós, que tentamos mediocremente e modestamente incorporar as questões ambientais em nosso meio de vida.

Ecobeijos!!!