domingo, 21 de março de 2010

Dia Mundial da Água


22 de Março
A data comemorativa que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, que a cada ano aproveitamos o momento para comemorar e debater questões no que tange aos recursos hídricos. A água é diretamente ligada à vida e representada pela maior parte da composição de nosso corpo, o ser humano a possui em 90% de seu corpo ao nascer e 70% quando adulto.
O Brasil é o país com a maior reserva de água doce, porém apesar da liderança brasileira em reservas de água doce no mundo, existem problemas sérios de oferta e uso. Isso se deve a demandas elevadas e o comprometimento do recurso pela poluição. No caso mais crítico é o número baixo de estação de tratamento de efluente, uma vez que o esgoto é despejado “In Natura” nos rios urbanos.
Uma reportagem do Correio Popular de 2008, dos 56,3 milhões de domicílios no Brasil, quase a metade, cerca de 48,7% não tem tratamento de esgoto. Mas a situação está melhorando. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), pela primeira vez, o Brasil passou a ter mais da metade dos domicílios com acesso a tratamento de esgoto. Em 2007, 51,3% das habitações estavam ligadas à rede coletora, totalizando 28,9 milhões de residências.

USO DA ÁGUA NO BRASIL
Irrigação 69%
Urbano 11%
Animal 11%
Industrial 7%
Rural 2%

2 comentários:

Isa disse...

Saudades de ler "coisas" de grande interesse para todos.
Beijo.
isa.

Hugo Hoffmann disse...

Olá Leonice,

Agradeço a visita e o carinho recebido através do seu comentário.

Atenciosamente,

Hugo Hoffmann