quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Coleta de celulares, baterias e pilhas recarregáveis em todo Estado de São Paulo


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou o projeto “Mutirão do Lixo Eletrônico” que abordará no dia 30 de outubro (hoje) o destino correto desse lixo eletrônico. As prefeituras municipais vão receber urnas para a coleta do e-lixo e empresas de diversos segmentos também vão atuar como parceiras no Mutirão. Essa campanha tem o foco de promover o máximo reaproveitamento dos materiais, minimizando a geração de lixo tóxico.
O Brasil tinha, até maio deste ano, 130,5 milhões de celulares. Isto significa que existem 68,2 aparelhos para cada 100 habitantes. Se, por um lado, esse dado mostra que mais e mais brasileiros estão tendo acesso aos benefícios da tecnologia, por outro, constitui motivo de preocupação, pois significa também que toneladas de sucatas eletrônicas, contendo metais pesados, estão sendo lançadas sem os devidos cuidados no meio ambiente.
As substâncias contidas nos equipamentos podem ser reutilizadas, como por exemplo, um quilo de celular pode-se reaproveitar de 100 a 150 miligramas (mg) de ouro, 400 a 600 mg de prata, 20 a 30 mg de paládio, 100 a 130 gramas (g) de cobre e 200g de plástico.
Participe! Adote ações concretas para evitar a contaminação do solo, das águas e do ar com metais pesados, plásticos e outros resíduos do lixo eletrônico.

Posto de Coleta em Campinas/SP
Agência Ambiental; CETESB; Polícia Ambiental (2 bases); Sup. Galassi e Covabra Supermercados.
End. Avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza, 3471 - R: José Rosolen, 52

Encontre outros endereços aqui.

2 comentários:

Eduardo Henrique Sabino disse...

Que ótima matéria !!!
Caramba sempre tive interesse de saber sobre essa coleta ... é uma pena que esse tipo de reciclagem é feita na grande maioria nos paises industrializados, acredito que isso seja devido a falta de informação sobre como retirar tais metais ... sem duvida isso agregaria muito valor aos sucateiros que não sabem como proceder !! por acaso conhece ou sabe me indicar onde possa conseguir um manual ou algo do genero para retirar esses materias de celulares ?

Abraços !!
ATT: Eduardo Henrique Sabino

ATEFAR disse...

Não conheço nenhum manual, Eduardo.

O que sei é que hoje as instituições defensoras das questões ambientais, estão exigindo dos fabricantes o recolhimento de seus produtos, por falta da reciclagem. Esses aparelhos, quase sempre são nocivos ao meio ambiente, vão parar nos aterros sanitários ou mesmo em lixões a céu aberto. A iniciativa desse “Mutirão do Lixo Eletrônico” veio exatamente para alertar as pessoas sobre os malefícios da destinação incorreta e dando partida num assunto já discutido, que os fabricantes se responsabilizem com os aparelhos descartados.
Obviamente por conter metais caros nesses produtos, os empreendedores que tiverem a ousadia de montar uma empresa para selecionar cada componente, irão ter um futuro promissor no mercado.

Abraços,
Nice.