segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Duas Boas Notícias

Mico Leão Dourado sai da Lista Vermelha

Hoje temos 1200, enquanto na década de 70 só tinha 100. Esse número faz com que a espécie saia da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
É a primeira vez que o mico-leão-preto deixa de ocupar a categoria mais alarmante, entre as cinco consideradas pela IUCN. É também um dos raros casos no mundo em que foi possível reverter um destino dado como certo: o desaparecimento da espécie na natureza. O mico era famoso desde o fim do Império. A espécie havia sido descrita no início do século XIX, mas imaginava-se que estivesse extinta. Surpreendentemente, uma população remanescente foi descoberta na década de 70 na região do Pontal do Paranapanema, no interior de São Paulo. Na ocasião, os biólogos não contavam mais de cem animais soltos em áreas isoladas de Mata Atlântica.
O mico evoluiu em um ambiente de floresta densa. Vivia na copa das árvores e comia frutos de variedades que praticamente desapareceram. Nos últimos anos, a espécie mostrou flexibilidade para se adaptar. Já foram vistos micos dormindo em tocas no chão e se alimentando de espécies de insetos que não faziam parte de sua dieta tradicional.




Analista Ambiental: 400 vagas

Desde que assumiu o ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc não tem dado trégua aos agressores do ambiente e promete para o próximo o edital, 400 vagas de Analista Ambiental do Ibama e do Instituto Chico Mendes. O cargo exigirá nível superior e pagará salário de R$ 3.921,15. Metade das vagas será para este ano; e o restante, para 2009.





5 comentários:

BCaroline disse...

Obrigada!!
Adorei a visita.
Tbém tenho o DVD da MR.
A adoro!!


Obrigada mesmo pelaq visita.
Vou ler seu blog.

Abração

Maria Dias disse...

Olá...

Passando para retribuir tua visita e te conhecer.O meio ambiente me interessa e muito...Mês passado estive no Jardim Botânico(adoro passear por lá) e o Ministro fo meio Ambiente Carlos Minc estava por lá.Dei uma de paparazzo e tirei algumas fotos.rs...Está tudo registrado no meu Avesso...

Apareça sempre q quiser...

beijinhos

Janaina disse...

Oi, Lindona!
Você tem aí ou sabe onde eu posso conseguir aquela lista das árvores brasileiras que estão entrando em extinção?
Beijos mil.

Francisco Coelho disse...

Olá Nice
Obrigado pela visita,vc podera encontrar a lista oficial, que pediu acessando http://www.ibama.gov.br/flora/extincao.htm


Abç

meus instantes e momentos disse...

gosto muito de voltar aqui.
Tenha uma linda noite.
Maurizio