quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Reportagem do Jornal Nacional


Que vergonha!

É a palavra que vem inicialmente ao comentar a reportagem do Jornal da Rede Globo de ontem à noite (dia 07/10).
Os galpões do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Santarém, no Pará, guardam toneladas de madeira retirada ilegalmente da floresta amazônica que estão estragando por não terem um destino determinado pela Justiça. Variedades nobres como jatobá e ipê apodrecem e não têm mais utilidade.
Olha só! Enquanto pregamos a importância dos “3 Rs”, há órgão ambiental que desperdiça madeira já retirado ilegalmente.
Para quem não sabe sobre os três R`s são: Reduzir, que é a forma mais interessante para a preservação ambiental; Reutilizar as árvores já destruídas, de uma forma mais eficaz, e Reciclar, aproveitar a matéria prima para fabricar outro tipo de produto.
Não têm como as toras de árvores voltarem a ser árvores, a decisão mais prática e inteligente, seria transformá-las em casas, móveis, pontes e tantas outras coisas. Assim estariam suprindo as necessidades das pessoas carentes, que constantemente vemos em reportagens. São crianças que andam quilômetros para chegar à escola, porque as escolas, são construídas longe de grupos de moradores, ou a ponte caiu e o ônibus não chega até eles.
É tão fácil determinar o destino dessa madeira, basta os responsáveis saírem um pouco da salinha, com ar condicionado e cafezinho quentinho ao estralar dos dedos, e ver quantas pessoas estão padecendo nesse país por falta de infra-estrutura.
Fico indignada com esses engravatados comandando as nossas vidas de forma incompetente. Senta-se em um cargo e não fazem nada! Tenho a leve impressão que só vêem paredes a suas frentes, assim não enxergam os problemas do país.

8 comentários:

Maria José Speglich disse...

Fazem sim. As pessoas fazem. O Minc faz, o problema é que não se cence tanta sacanagem como tem aqui. Há uma história inteira de séculos de exploração e isto não é tão fácil de terminar.

sagher disse...

uma revolução para salvar o planeta

Unknown disse...

Cara Leonice,

Obrigado por deixar um comentário no meu blog.

Li o seu interessante "post" sobre nossa delicada questão ambiental. Acredito que, talvez, o mundo não acabe (ainda) por existirem pessoas que empreendam esforços em corrigir o errado.

Eternamente Berenice disse...

A questão do corte e da queimada irregular de árvores vem sido bastante abordada no jornal nacional, mas muito legal é o link do site do fantástico em que a gente ve em tempo real as áreas devastadas e pode-se fazer protestos e denúncias, é isso ai temos toda essa tecnologia e agora ela deve e pode ser usada para o bem, não devemos esperar nada dos orgãos governamentais temos sim é que reclamar denunciar e fazer com que eles sejam obrigados (infelizmente) a sairem de sua zona de conforto, porque cada vez mais essa concientização vai se espalhar e ai ...segura, muita coisa nojenta acontece nesse nosso mundo sempre aconteceu é que agora, somente agora estamos conseguindo quase que em tempo real saber das atrocidades, acho que ainda há tempo de salvar muita coisa e corrigir outras tantas. Enfim vamos acompanhando denunciando educando nossos filhos, fazendo nossa parte.Bjsss

Carol disse...

Realmente é triste e vergonhoso.
Como mudar isso, né?
Leciono e busco sempre ensinar aos pequenos que as coisas precisam ser cuidadas para não acabarem.
E falo de uma forma geral, pq percebo que seus valores estão se perdendo e tudo anda sendo banalizado.
Sei que é minha contribuicão é pequena, mas estou plantando uma sementinha.

Ricardo Soares disse...

vergonhas como essa acontecem de cima a baixo no país... estão devastando tudo... e candidato algum a prefeito destaca-se na defesa do meio ambiente...bj... belo blog!

Betechef disse...

Realmente é uma vergonha, um país tão rico em recursos naturais e pessoas sem vergonha na cara não estão nem ai pra nada.Como você mesma disse não precisa nem pensar muito, o que não falta são lugares para empregar essa madeira toda.
Bjs!

Don Oleari disse...

Incrível...
Caríssima parceira, postei no meu blogui de manhã um estudo mandado por uma colega jornalista que diz que o desmatamento causa mais prejuízos do que a quebradeira americana do Norte. Tem na minha postagem o linqui pra se ler matéria completa.
abraço solidário pelo seu ótimo trabalho, do Oleari.